Todo spam é email marketing, mas email marketing nem sempre
é spam. Isso depende de como o envio de email marketing é feito pelas
empresas. Muitas delas agem com critério, responsabilidade e tem uma sólida
base de emails que deseja receber ofertas e novidades do grupo. Entretanto,
algumas empresas atuam sem o menor critério no envio de suas campanhas, comprando bases de emails e fazendo
uma propaganda que, além de indesejável, costuma ser mal elaborada.
Hoje em dia temos os servidores de email que já identificam
automaticamente o spam (geralmente um email enviado aleatoriamente para várias
pessoas com documentos em anexo ou propaganda no corpo de email). Mesmo assim,
acaba acontecendo de, às vezes, uma propaganda bem intencionada acabar na caixa
de lixo eletrônico. Para não acabar nessa realidade, o email marketing deve ser bem feito, com um
software preciso e com uma base de emails desejável.
A criação da base de emails é um dos principais critérios a
se levar em consideração. Você tem que estar certo de que sua empresa está
mandando o email marketing
justamente para as pessoas que desejam receber esse material – e somente para
elas. Comprar bases de emails (infelizmente uma prática comum no mercado) pode ser nada menos que uma
grande furada, já que pessoas que não querem seus produtos ou sequer ouviram
falar de você podem tratar sua marca com hostilidade, fazendo propaganda
negativa. E não estão errados! Nada pior no universo virtual do que receber
vários emails indesejáveis, ocupando espaço útil nas caixas de entrada, não é
mesmo?
Para não ser considerado um spam, deixe também as pessoas
que um dia optaram por receber suas novidades escolher não mais fazer parte do
seu mailing, se elas quiserem. Isso é uma cordialidade obrigatória no marketing
eletrônico nos dias de hoje. Dessa forma, em uma nova compra, a pessoa pode
querer fazer parte do programa email marketing da sua empresa
novamente, no futuro. Bem melhor do que ficar com raiva das propagandas que ela
não quer receber.
Capriche no design na hora do envio de email marketing: uma propaganda bonita,
chamativa, pode ser recebida com mais gosto pelos seus clientes. Não se esqueça
também da regra básica nesse caso: o cliente não deve ter trabalho para pensar
no que você está querendo dizer. Use linguagem fácil, acessível, fotos que
gerem o entendimento correto dos produtos e, principalmente, use uma estrutura
de email navegável para seu leitor. Nada de fazer propagandas grandes ou que
deixem lentos os navegadores e/ou leitores de emails utilizados. E,
principalmente, não faça o disparo de emails para sua lista todos os dias: isso
sim pode parecer um spam daqueles, e ninguém quer ser indesejável na hora de
tocar sua empresa.
Com essas dicas você já pode estruturar sua ação de email
marketing para que ela seja um sucesso entre seus clientes, agradando e
convertendo em novos negócios para a sua empresa.